Google+ Badge

domingo, 15 de dezembro de 2013

(JIPE) Praia da Capilha no 4x4

Foi um dia muito especial em 15 de dezembro de 2013 num belíssimo domingo ensolarado, porque coloquei parte da família dentro do Jipe (O Surfista Prateado) e fomos nos aventurar na areia. O lugar escolhido foi a lindíssima Praia da Capilha, banhada pela lagoa Mirim, localizada em Rio Grande-RS, via BR-471, antes de chegar a Reserva Ecológica do TAIM. É um ambiente sossegado e ainda selvagem, ótimo para o Jimny colocar suas garras na areia hehehehe. Registramos algumas fotos que fazemos questão de dividí-las com os amigos. Neste passeio foi a primeira vez que utilizei a tração 4x4 com reduzida e o Jimny mostrou que tem muito, muito fôlego para subir dunas íngremes. Quando vocês estiverem passando por esta região, encontrem um tempo para visitá-la e para relaxar respirando muita natureza com direito a muita sombra e água fresca também hehehehe. Abração.

Destaques: A passarela que começa no topo do barranco, ao lado da bicentenária Capela de Nossa Senhora da Conceição, também chamada de “Capela do Taim”. Ela foi erguida em 1785 e reconstruída anos mais tarde, em 1844. Atualmente o local está fechado e sofre com as intempéries, todavia ambos são considerados cartões postais do município de Rio Grande -RS juntamente com a Lagoa Mirim, vale muito a pena conferir. 

Significado da palavra Capilha: A palavra capilha significa capa pequena, do latim tardio, cappa, cappella. Parece que a origem deste nome faz referência ao lugar onde se conservava, na corte real francesa, a relíquia da capa de S. Martinho (que foi cortada em duas partes e deu uma a um pobre). Aplica-se aos espaços de culto e oração, sobretudo, pequenos, que se constroem em espaços distintos da igreja paroquial, por exemplo, nos palácios ou nos conventos. Também se fala de capelas laterais, dentro de uma catedral ou igreja grande: a Capela da Virgem ou de um Santo e, sobretudo, a Capela do Santíssimo, lugar destinado para a guardar a Reserva eucarística, adequado para a adoração e oração privada. Por extensão, este nome ou seus derivados aparece também para designar certos corais, como a Capela Sistina do Vaticano, e também o "mestre-capela" e o "capelão". 































Nenhum comentário:

Postar um comentário